Anúncio de imóveis com espaço para bicicleta cresce 15% em São Paulo

Santa Cecília, Casa Verde, Jabaquara e Brooklin são os bairros que mais destacaram os bicicletários no anuncio de locação

Um levantamento do QuintoAndar, maior plataforma digital da América Latina, mostrou que o percentual de proprietários que destacam ter um espaço para guardar a bicicleta no imóvel cresceu 15% no segundo trimestre deste ano, em São Paulo, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Nos últimos anos, os paulistanos têm destacado mais essa característica nos anúncios. Se comparado a 2017, início do levantamento, o percentual de anúncios que citam ter esses locais praticamente quadruplicou, numa crescente, agora acelerada pelos novos hábitos gerados pela pandemia.

Durante o isolamento, muitos paulistanos incorporaram a bicicleta na rotina, usando a bike como forma de lazer ou como meio de transporte, evitando aglomerações. Dados da Associação Brasileira de Bicicletas (Aliança Bike) mostram que houve aumento de 66% no número de vendas de bicicletas no ano passado, em relação a 2019, somente na capital paulista.

Entre os bairros com maior percentual de anúncios que descrevem espaço para bicicletas estão Santa Cecília, Casa Verde, Jabaquara, Brooklin e Mandaqui. Fecham o TOP 10 os bairros de Bom Retiro, Pinheiros, Ermelino Matarazzo e  Santana.

Dados preliminares do QuintoAndar apontam que a tendência se mantém neste segundo trimestre. Até o momento, o crescimento de anúncios com descrição de bicicletários é de 8%, se comparado aos primeiros três meses do ano.

De acordo com o SíndicoNet, maior plataforma de serviços e conteúdo para condomínios do país, a busca por bicicletários em condomínios residenciais aumentou em 300%, entre o primeiro semestre de 2020 e o mesmo período de 2021, e se transformou em fator importante para a escolha do imóvel. “Os dados do CoteiBem, nosso marketplace, mostram que tem sido prática comum as pessoas priorizarem esses equipamentos em suas moradias. As buscas por carregadores elétricos também tem aumentado, principalmente para bikes elétricas”, diz Julio Paim, CEO do SíndicoNet.

Dados Externos:

A cidade de São Paulo possui atualmente 666,1 km de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 634,5 km de ciclovias ou ciclofaixas e 31,6 km de ciclorrotas, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).