Bairros com maior rentabilidade para investidores não estão localizados no centro das cidades, mostra QuintoAndar

Imóveis de um quarto seguem como os mais rentáveis para os investidores

Levantamento feito pelo QuintoAndar, maior plataforma digital de moradia da América Latina, mostrou que os imóveis com maior retorno potencial com aluguel em São Paulo e no Rio de Janeiro estão em bairros menos centrais. Na capital paulista, esses imóveis potencialmente mais rentáveis estão nas zonas Leste e Sul. Já no Rio, bairros da zona Norte reúnem unidades em que a possibilidade de retorno é mais alta para investidores.

Em São Paulo, Arthur Alvim, na zona leste da capital, é o bairro com maior rentabilidade potencial média, de 0,49% ao mês. Ermelino Matarazzo e Parque Bristol também se destacam, embora com retorno possível um pouco menores: 0,46 % e 0,45% ao mês, respectivamente. Em média, um terço dos imóveis nestes bairros é alugado em até 14 dias.

Na capital carioca, Engenho da Rainha e Inhaúma, bairros vizinhos na Zona Norte do Rio, são aqueles que oferecem maior rentabilidade potencial: médias de 0,54% e 0,49% ao mês, respectivamente. Outros bairros da mesma região, como Del Castilho, Pilares e Quintino Bocaiúva fecham a lista. Um quarto dos imóveis nessas regiões é alugado em até 14 dias em média.

“O investimento em imóveis para aluguel ao mesmo tempo é bastante difundido e pouco profissionalizado. Ter informações confiáveis sobre o quanto é razoável esperar de retorno é bastante valioso para que os investidores possam colocar seu dinheiro na melhor opção, o que às vezes não é tão óbvio, como nosso levantamento mostra”, diz José Osse, Head de Comunicação do QuintoAndar.

Imóveis de um quarto seguem como os mais rentáveis

Imóveis de um quarto são os que apresentam maior percentual de rentabilidade potencial por mês para o investidor. O ganho médio possível com esse tipo de imóvel chega a 0,4% ao mês tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.

Em comparação, os imóveis de dois quartos têm uma rentabilidade potencial média de 0,36% ao mês. Já os espaços com três e quatro quartos podem ter, em média, rentabilidade possível de 0,29% e 0,24% ao mês, respectivamente. Imóveis mais caros normalmente têm retorno percentual mais limitado, dado seu valor elevado.

A taxa de juros em patamares ainda baixos torna o investimento em imóveis para alugar mais atraente pelo retorno potencial assim como pela diversificação. Com a Selic (taxa básica de juros) em 4,25% ao ano, o rendimento médio da poupança está em cerca de 0,25% ao mês, contra rentabilidade potencial média de 0,33% ao mês em SP e no Rio.

Isso significa que um investimento de R$ 500 mil poderia render cerca de R$ 1.250 ao mês se aplicado na poupança. Já se esse valor fosse usado para a compra de um imóvel, a renda potencial com aluguel seria de R$ R$ 1.650 em SP e no RJ.

O investimento em imóveis no QuintoAndar também pode superar os títulos do Tesouro Nacional, como o Tesouro Selic 2024. Em maio, eles renderam 0,24% ao mês.