Cidade Baixa, Menino Deus e Petrópolis são os bairros onde os imóveis são alugados mais rápidos, mostra QuintoAndar

Velocidade das negociações de unidades residenciais está 8,3% mais rápidas em POA, em comparação com o semestre de 2020

Levantamento do QuintoAndar, maior plataforma digital de moradia da América Latina, mostrou que os bairros onde os imóveis são alugados mais rápidos em Porto Alegre estão na Zona Sul, Centro-sul e Norte da cidade. Segundo o levantamento, Cidade Baixa, Menino Deus e Petrópolis possuem os imóveis mais líquidos da região, Santana e Partenon aparecem na sequência.

Em Porto Alegre, as negociações estão 8,3% mais rápidas, em comparação com o segundo semestre de 2020. Isso significa que as negociações feitas nos últimos seis meses foram concluídas quatro dias mais rapidamente que a média registrada na segunda metade do ano passado. O avanço é similar em comparação com o primeiro semestre do ano passado.

A capital gaúcha já recuperou a velocidade nas negociações registrada no período anterior à pandemia. Em comparação com o segundo semestre de 2019, antes da pandemia, os fluxos já são 6% mais rápidos. Os números vão ao encontro da retomada da economia, identificada pelos indicadores oficiais do IBGE.

Apenas as unidades de um quarto ainda não recuperaram o mesmo nível de antes da pandemia.  Isso vai ao encontro da tendência das buscas de usuários na plataforma, que indica maior procura por unidades maiores e diminuição na demanda por imóveis menores.

Nos últimos seis meses, os imóveis de dois quartos passaram a ser aqueles com maior liquidez em Porto Alegre. Ou seja, são alugados de mais rapidamente, em média. Na comparação com o mercado em geral, isso se traduz em um dia a menos entre anúncio e contrato.

“Esses dados confirmam uma tendência que observamos desde o início da pandemia”, diz José Osse, head de comunicação do QuintoAndar. “Por conta do isolamento social, as famílias estão buscando imóveis maiores, com mais espaço para lazer e um quarto adicional para o home office”