Falta de recursos financeiros é o principal motivo para 77% dos moradores da região Nordeste adiarem o sonho da casa própria

Censo QuintoAndar de Moradia revela que 44% dos moradores da região não possuem planejamento para realizar sonho da casa própria

Confira aqui o levantamento completo. Ou baixe aqui o PDF.

O Censo QuintoAndar de Moradia, pesquisa inédita realizada em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que, atualmente, a falta de recursos financeiros é o principal motivo apontado por 77% dos moradores do Nordeste para não concretizarem o sonho da casa própria. Para 83% dos entrevistados, sair do aluguel e realizar um sonho são as principais razões para comprar um imóvel.

De acordo com o levantamento, porém, somente 44% dos que querem comprar uma casa possuem um planejamento financeiro. Já os principais meios escolhidos para a realização do sonho pelos moradores da região são fazer um financiamento (36%), pagar à vista (31%), pedir ajuda financeira de familiares (17%) e fazer um consórcio (11%). Atualmente, o morador da região Nordeste gasta, em média, R$ 462 por mês com o pagamento do financiamento, o que equivale a 19% da renda de uma família. Trata-se do menor percentual do país – a média nacional é 27%.

Quando o assunto é aluguel, o morador precisa estar preparado para comprometer, em média, 27% da renda familiar. A região gasta R$ 400 por mês com o pagamento do aluguel, enquanto a média nacional é de R$ 686.

Esses dados são relevantes para 22% dos entrevistados que pretendem se mudar e alugar um imóvel nos próximos dois anos. O depósito caução é a principal forma de garantia utilizada, escolha de mais da metade dos entrevistados (52%), à frente de outros modelos de contrato como fiador (16%), seguro (7%) e análise de crédito (9%).

Por fim, a pesquisa aponta a forma de buscar imóveis mais utilizada pelos moradores da região. “O Censo aponta que os dois métodos mais utilizados na busca por um novo lar são por meio de placas pelas ruas que não sejam de imobiliárias ou corretores e em redes sociais, citados por 48% e 34% dos entrevistados, respectivamente. Outros canais listados foram imobiliárias tradicionais de bairro e sites ou aplicativos de locação de imóveis”, comenta Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar.

Metodologia da pesquisa

O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.

O Grupo QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina e oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. A plataforma permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade e o agendamento de visitas e fechamento do aluguel ou da compra online, sem burocracia. Os inquilinos alugam com facilidade, e os compradores têm maior transparência ao longo de toda a transação. Os proprietários estão cobertos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino, e cobre indenizações de até R$ 50 mil por danos causados ao imóvel ao fim do contrato. Para imobiliárias, a empresa oferece um portfólio de serviços com soluções de crédito e financiamento, garantia locatícia e geração de demanda. Atualmente, a companhia tem mais de 185 mil contratos e R$ 90 bilhões em ativos sob administração, com atuação em mais de 75 cidades no Brasil, além da Argentina, Equador, Panamá, Peru e México, por meio das operações do grupo Navent, adquirido em dezembro de 2021.