Metade dos moradores do Sudeste diz usar apps para procurar imóveis, revela pesquisa

Censo QuintoAndar de Moradia mostra que placas pelas ruas também continuam sendo referência na busca por um imóvel; pesquisa revela ainda preferências financeiras relacionadas à moradia

Confira aqui o levantamento completo. Ou baixe aqui o PDF.

Para encontrar uma moradia se faz necessário uma série de passos, desde a decisão de comprar um imóvel até o planejamento financeiro para a concretização deste objetivo. Para compreender essa organização da população da região Sudeste, o QuintoAndar, maior plataforma de moradia da América Latina, divulgou novos dados do Censo QuintoAndar de Moradia.

De acordo com o estudo realizado em parceria com o instituto de pesquisa Datafolha com 2.010 moradores do Sudeste, os modelos de busca por imóveis mais utilizados são: aplicativos e sites e imobiliárias tradicionais, escolhidos por 47% dos respondentes. Anúncios em redes sociais foram escolhidos por 45% dos entrevistados; placas pelas ruas que não são de imobiliárias/corretores e corretoras de imóveis somam 44%.

Ainda segundo a pesquisa, 3 em cada 5 moradores (59%) da região que pretendem se mudar desejam comprar um imóvel; a locação aparece com 26%. E a decisão de compra parte, para a maioria das pessoas (81%), da vontade de sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria.

Por outro lado, apenas 44% dos que querem comprar possuem um planejamento. A falta de recursos financeiros, aliás, é o empecilho principal para comprar uma casa, segundo 72% dos entrevistados.

Durante a compra, o meio de pagamento visto como mais viável para os cidadãos do Sudeste é o financiamento (55%), sendo que os moradores gastam, em média, R$ 867 por mês com este modelo – R$ 152 a mais do que a média nacional de R$ 715. O montante total mensal equivale a 28% da renda de uma família da região.

Depósito caução é a principal forma de garantia a ser utilizada em aluguéis

O Censo QuintoAndar de Moradia também analisou as preferências dos moradores quando procuram um imóvel para alugar. Segundo o estudo, 2 em cada 3 dos moradores (60%) preferem o modelo de depósito caução. Outros 16% utilizam fiador, 10% fazem análise de crédito com imobiliária/corretora e 5% fazem seguro.

Em média, os moradores do Sudeste gastam R$ 824 por mês com aluguel (ante uma média nacional de R$ 686), o que equivale a 34% da renda de uma família.

Metodologia da pesquisa

O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.

Pesquisa na região Sudeste: 2.010 entrevistas. Margem de erro: 2.0 p.p.

QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina e oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. A plataforma permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade e o agendamento de visitas e fechamento do aluguel ou da compra online, sem burocracia. Os inquilinos alugam com facilidade, e os compradores têm maior transparência ao longo de toda a transação. Os proprietários com imóveis administrados pelo QuintoAndar estão garantidos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino, e garante indenização de até R$ 50 mil por danos causados ao imóvel ao fim do contrato. Para imobiliárias, a empresa oferece um portfólio de serviços com soluções de crédito e financiamento imobiliário, garantia locatícia e geração de demanda. Atualmente, a companhia tem mais de 240 mil contratos e R$ 140 bilhões em ativos sob administração, com atuação em mais de 70 cidades no Brasil, além de Argentina, Equador, Panamá, Peru e México, por meio das operações do Grupo QuintoAndar. Para saber mais sobre o QuintoAndar, acesse nossa Sala de Imprensa.