Metro quadrado de imóveis no Rio de Janeiro alcança alta de 13,7% no primeiro trimestre de 2022, aponta relatório do QuintoAndar

Levantamento baseado nos contratos fechados feito pela proptech mostra um aumento significativo na comparação com o último trimestre de 2021

Confira aqui o documento completo.

O preço médio do metro quadrado dos imóveis localizados no Rio de Janeiro teve uma alta de 13,78% no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o trimestre anterior. Segundo o último Relatório de Compra e Venda, realizado pelo QuintoAndar, a maior plataforma de moradia da América Latina, o valor chegou à marca de R$ 4.730 no período entre janeiro e março deste ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o valor médio do metro quadrado subiu 2,49% na cidade.

A região Oeste do Rio de Janeiro é a que apresenta o preço mais elevado da cidade, alcançando o valor de R$ 10.250/m². Esse preço é mais que o dobro do praticado na cidade. Para comparação, o valor médio do m² vendido na região Norte da cidade é quase 60% menor, chegando no valor de R$ 4.160/m².

Além disso, a zona Central apresenta o valor de R$ 4.969/m² e a zona Sul, R$ 4.689/m², sendo, respectivamente, 52,52% e 54,25% mais baixos do que a região Oeste do Rio.

Rentabilidade no Rio de Janeiro

No que diz respeito à rentabilidade dos imóveis na capital fluminense, o relatório de Compra e Venda aponta que, em média, ela é de 4,86% a.a com o aluguel dos apartamentos vendidos. A despeito do aumento da Selic, a rentabilidade dos imóveis continua em níveis robustos e se apresenta como um investimento seguro.

“A partir de inteligência artificial, conseguimos estimar o valor dos aluguéis, estejam os imóveis desocupados ou alugados. Isso permite que façamos análises do cenário atual com maior confiabilidade, trazendo soluções e produtos para atender às necessidades dos nossos clientes”, conta Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar.

O levantamento mostra que os bairros mais procurados para a venda de imóveis na cidade são a Tijuca, que se manteve em primeiro lugar, e a Barra da Tijuca (que subiu uma posição), seguidas de Copacabana (+1), Recreio (-2) e Botafogo (+1). Completam o top 10 de bairros mais requisitados na cidade: Ipanema (+2), Flamengo (-2), Freguesia (-1), Jacarepaguá (=) e Meier (=).

Panorama do mercado

O mercado imobiliário teve uma performance bastante positiva nos últimos dois anos. A combinação entre juros baixos e novas linhas de crédito habitacional fomentou um dos melhores momentos do setor em anos recentes.

Em 2022, há vários desafios. Desde a crise hídrica brasileira, passando pela eclosão da Guerra na Ucrânia e os desajustes econômicos  herdados da crise sanitária propiciaram o retorno da inflação. O IPCA registrou uma variação recorde, chegando 11,3% em 12 meses, o maior valor registrado nos últimos 30 anos.

Além disso, o mercado global vive um aperto monetário, com um aumento nos juros para combater a aceleração da inflação. A previsão com isso é de um crescimento mais lento.

A despeito do aumento da Selic, o impacto no crédito habitacional ainda não foi integral. O período de juros baixos foi uma exceção, já que o mercado imobiliário brasileiro está habituado a operar com taxas de juros elevadas. Além disso, o mercado de trabalho tem registrado uma recuperação. Apesar de ainda alta, a taxa de desemprego está em queda.

Dadas essas condições e com base nos dados do Relatório de Compra & Venda, é possível perceber que o mercado de venda está menos otimista, mas continua registrando números positivos.

Mais informações para a imprensa – quintoandar@imprensa.com.br