Metro quadrado de imóveis vendidos em BH cai 4% no acumulado do ano, mostra levantamento de Casa Mineira por QuintoAndar

Em São Paulo e no Rio de Janeiro valores também seguem em queda, chegando a 0,6% e 8%, respectivamente

Confira o levantamento na íntegra aqui

O preço médio do metro quadrado de imóveis residenciais vendidos em Belo Horizonte apresentou queda em 2021, acumulando 4,2% negativo, segundo estudo inédito da Casa Mineira por QuintoAndar, que considerou todas as transações feitas pela imobiliária em 2021. No Rio de Janeiro, o Relatório aponta que o valor médio de 2021 foi marcado por uma queda sequencial, fechando o período com o acumulado negativo em 8,15%, conforme  os dados do indicador, com o valor médio do m² de compra de R$ 5.334,00.  Em São Paulo, os preços do metro quadrado também apresentaram queda em 2021 de  0,6%.  O valor médio do m² de compra na capital paulista foi de R$ 7.039,00 entre abril e junho para R$ 7.034,00

O Relatório Casa Mineira por QuintoAndar também apresenta informações específicas sobre os bairros mais buscados para compra de imóveis. Os que se destacaram em BH foram Santo Antônio, Buritis e Prado. Quando analisadas as oscilações de preço no último trimestre, o relatório mostrou que as maiores elevações nos preços por metro quadrado usados em imóveis vendidos foram registradas no Estoril (de R$ 3.544,00 para R$ 4.002,00), Ouro Preto (de R$ 4.267,00 para R$ 4.715,00) e Prado (de R$ 4.457,00 para R$ 5.870,00).

Já em relação aos bairros com queda no preço comercializado no período foram: Cruzeiro, Luxemburgo e São Pedro. No bairro do Cruzeiro, os valores saíram de R$ 5.794,00 para R$ 4.394,00, uma queda pouco acima de 20%. No Luxemburgo, vão de R$ 6.818,00 para R$ 5.220,00, e em São Pedro registramos uma queda similar, com valores que de R$5.750,00 no primeiro trimestre chegam a R$4.847 no segundo.

“O mercado em BH segue aquecido e com muitas oportunidades para compra de imóveis residenciais, já que o aumento dos custos da construção civil ainda não refletiu no preço de muitos imóveis”, conta Admar Cruz, diretor de Casa Mineira por QuintoAndar. “Para garantir as melhores opções de compra e venda é muito importante que você esteja atento às oscilações do mercado e busque profissionais no ramo, imobiliárias e corretores que te ajudem a ter o melhor panorama do mercado naquela região, para que tenha a melhor tomada de decisão”.

Neste período o levantamento indica que o desconto concedido aos compradores na região encontra-se estável e segue em 3,94% na média do terceiro semestre de 2021.

Belvedere e Vila da Serra

O preço do metro quadrado observado em contratos no terceiro trimestre foi de R$ 9.616, representando um aumento de 8,5% com relação ao trimestre anterior. No acumulado do ano, o relatório registrou aumento de 1,3%. Olhando para os preços anunciados, os valores são levemente maiores, passando dos R $10.000 por m² no primeiro e terceiro trimestre do ano. No terceiro trimestre, o valor é de R$ 10.421, subindo 10,2% frente ao trimestre anterior. O aumento acumulado no ano é próximo ao dos contratos, de 1,9%.

Sobre a Casa Mineira Por QuintoAndar

A Casa Mineira Por QuintoAndar é a maior e mais tradicional imobiliária de Belo Horizonte (MG), com 38 anos de história e forte atuação no mercado de compra e venda de imóveis residenciais. A companhia é referência para o mercado imobiliário brasileiro em qualidade de atendimento e satisfação, resultado de seu processo humanizado e de total atenção aos clientes. A empresa também opera o Portal Casa Mineira, plataforma de classificados que abrange mais de três mil imobiliárias de todo o país e tem mais de dois milhoes de imóveis anunciados. Em março de 2021, a Casa Mineira ganhou ainda mais relevância ao se juntar ao QuintoAndar, maior plataforma  de moradia do país. Juntas, as companhias anunciaram nova marca, A Casa Mineira Por QuintoAndar e aliam tecnologia, dados, conhecimento de mercado e apoio a clientes para levar a melhor experiência para quem quer alugar, comprar ou vender um imóvel residencial.Para mais informações sobre a Casa Mineira acesse: https://www.casamineira.com.br/