Metro quadrado para compra em SP cai 0,6% no acumulado do ano, mostra levantamento inédito do QuintoAndar

No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, valores seguem em queda mais expressivas em 2021, chegando a 8% e 4%, respectivamente

O preço médio do metro quadrado de imóveis residenciais vendidos em São Paulo apresentou leve queda em 2021 de 0,78% para  0,71% entre o primeiro trimestre e os últimos três meses do ano, segundo estudo inédito do QuintoAndar, maior plataforma de moradia da América Latina. Divulgado hoje, o Relatório de Compra e Venda QuintoAndar aponta que o valor médio do m² de compra na capital  foi de R$ 7.039,00 entre abril e junho para R$ 7.034,00 em setembro.

O resultado de queda também é visto nos valores médios do metro quadrado de aluguel na cidade que, entre janeiro e setembro, caíram 1,52%, segundo o Índice QuintoAndar de Aluguel. Em comparação, os preços no Rio de Janeiro acumulam alta de 3,24% e em compra e venda, o preço médio do m² no Rio fechou o os últimos três meses do ano em R$ 5.334, contra R$ 5.807 no início de 2021 e R$ 5.682 entre abril e junho.

O Relatório QuintoAndar também apresenta informações específicas sobre os bairros  da capital paulista. Entre os bairros mais buscados da capital para compra de imóveis estão Vila Mariana, Tatuapé e Mooca. Já os bairros com o metro quadrado mais valorizados no período, foi Bom Retiro (de R$ 4.933,00 para R$ 7794,00), Cambuci (de R$ 5.000,00 para R$ 6.771,00), Ipiranga (de R$ 5.760,00 para R$ 7.000,00) e Perdizes (de R$ 7.188,00 para R$ 9.212,00).

Os bairros em que os preços do m² usados em contratos mais caíram no terceiro trimestre foram Consolação, Jabaquara e Santana. No bairro da Consolação, os valores saíram de R$ 9.271,00 para R$ 8.047,00 – uma queda pouco acima de 13%. No Jabaquara, vão de R$ 6.465,00 para R$ 5.650,00, e em Santana registramos uma desvalorização similar, com valores que de R$6210 nos primeiros três meses do ano, fechando o período em R$ 5.406,00.

Desconto

Os valores dos anúncios são naturalmente mais elevados, por conta do processo de negociação entre o vendedor e o comprador, o desconto médio é obtido por meio da diferença entre o preço anunciado inicialmente e o valor efetivo de contrato. Na capital paulista, essa diferença ficou entre em média de  4,09%, onde a  Chácara Sto. Antônio foi o bairro com maior percentual de desconto concedido, fechando o trimestre com 8% e a Vila Prudente com o menor desconto médio concedido, de 1,52% em 2021.

Rentabilidade na compra de um imóvel

A rentabilidade potencial com aluguel dos apartamentos vendidos em cada trimestre é calculada a partir dos valores de venda e do aluguel estimado pela calculadora QuintoAndar. Para São Paulo, a rentabilidade mediana potencial se manteve estável até setembro, totalizando 0,44% a.m.

O cenário de estabilidade é semelhante na capital fluminense e em Belo Horizonte, onde a rentabilidade mediana potencial fechou o período em 0,43% a.m e 0,36% a.m, respectivamente.

“O investimento em imóveis para aluguel ao mesmo tempo é bastante difundido e pouco profissionalizado. Ter informações confiáveis sobre o quanto é razoável esperar de retorno é bastante valioso para que os investidores possam colocar seu dinheiro na melhor opção, o que às vezes não é tão óbvio, como nosso levantamento mostra”, diz José Osse, Head de Comunicação do QuintoAndar.