Moradores da região Sul são os que mais pensam em comprar imóvel como forma de investimento, aponta pesquisa

Censo QuintoAndar de Moradia aponta que 20% dos entrevistados que pretendem comprar um imóvel querem fazer isso para investir e ganhar dinheiro; outros 72% querem sair do aluguel ou realizar um sonho

Confira aqui o levantamento completo. Ou baixe aqui o PDF.

O Censo QuintoAndar de Moradia, pesquisa inédita realizada em parceria com o Instituto Datafolha, mostra que 20% dos moradores da região Sul que pretendem comprar um imóvel nos próximos dois anos pensam em fazer isso como forma de investimento, o maior percentual de todas as regiões do país. Já para 72% dos entrevistados, os principais motivos para  a compra de um imóvel são sair do aluguel (36%) e realizar um sonho (36%).

O estudo revela que 3 em cada 5 moradores da região (61%) que pretendem se mudar querem comprar a casa própria, mas apenas 49% dos entrevistados possuem um planejamento financeiro para isso. A falta de recursos é o principal motivo para não conseguirem realizar essa conquista, apontado por 62%.

O Censo mostra ainda que, para os moradores da região que querem comprar um imóvel, o financiamento é visto como principal meio de realizar esse sonho (52%), à frente de pagar à vista (25%) e pedir ajuda financeira de familiares e fazer um consórcio (ambos com 9%). Quem escolhe financiar prefere fazer pelo banco (55%), Programa Casa Verde e Amarela (21%) e com a construtora (22%), nessa ordem. O gasto, em média, com o pagamento mensal é de R$ 770, equivalente a 28% da renda familiar.

Para quem pretende pagar à vista, os principais recursos são utilizar o dinheiro da venda de outro imóvel (39%), o dinheiro que está poupando para isso (30%) e o dinheiro da venda de outros bens (34%).

Em contraponto àqueles que desejam comprar um imóvel, 27% dos entrevistados que planejam se mudar pretendem alugar uma residência nos próximos dois anos. O depósito caução é a principal forma de garantia, utilizada por quase metade (44%) dos moradores do Sul, à frente de outros modelos de contrato como uso do fiador (23%), seguro (10%) e análise de crédito pela imobiliária (6%). Os dados do Censo QuintoAndar de Moradia mostram ainda que o valor gasto, em média, com o  aluguel é de R$ 791 por mês, equivalente a 33% da renda familiar.

“A riqueza desses dados nos permite trabalhar com profundidade para oferecer mais eficácia, agilidade e valor para todo o ecossistema imobiliário. Agora que analisamos e entendemos os desejos dos moradores do Sul, o objetivo é aprimorar os serviços e soluções para reforçar nosso propósito de abrir cada vez mais portas para o morar melhor”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar.

Por fim, o levantamento aponta que o método mais utilizado na hora de buscar um novo lar, citado por 51% dos entrevistados, são as clássicas plaquinhas de rua. Outros formatos de busca são as redes sociais (48%), imobiliárias tradicionais ou de bairro (45%) e em sites ou aplicativos de locação e venda de imóveis (41%).

Metodologia da pesquisa
O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.

O Grupo QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina e oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. A plataforma permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade e o agendamento de visitas e fechamento do aluguel ou da compra online, sem burocracia. Os inquilinos alugam com facilidade, e os compradores têm maior transparência ao longo de toda a transação. Os proprietários estão cobertos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino, e cobre indenizações de até R$ 50 mil por danos causados ao imóvel ao fim do contrato. Para imobiliárias, a empresa oferece um portfólio de serviços com soluções de crédito e financiamento, garantia locatícia e geração de demanda. Atualmente, a companhia tem mais de 185 mil contratos e R$ 90 bilhões em ativos sob administração, com atuação em mais de 75 cidades no Brasil, além da Argentina, Equador, Panamá, Peru e México, por meio das operações do grupo Navent, adquirido em dezembro de 2021.