chevron_left Voltar para Releases e notícias
Pandemia mudou relação da maioria dos brasileiros com suas casas, mostra pesquisa QuintoAndar/Offerwise

Uma em cada seis pessoas mudou de casa durante a pandemia e espaço para trabalho, áreas verdes e de lazer ganharam importância para moradores, indica levantamento inédito

São Paulo, 16 de março de 2021 – Mais de 73% dos brasileiros passaram a ver suas casas de forma diferente por causa da pandemia, sendo que 16,5% acabaram decidindo se mudar, mesmo durante a crise da Covid-19. É o que mostra uma pesquisa do QuintoAndar, plataforma digital de moradia e líder nacional de aluguéis residenciais, realizada em parceria com o instituto Offerwise.

O distanciamento social, o trabalho e a escola remotos foram os principais vetores para essa mudança. Características antes menos relevantes passaram a ser mais valorizadas pelos moradores. Segundo o levantamento, 31,8% das pessoas sentiram necessidade de ter um escritório em casa, enquanto 28,4% passaram a dar mais importância para a área verde ao entorno do imóvel e 25% a áreas de lazer em casa. Dos entrevistados, mais de 11% chegaram a realizar reformas em suas casas.

Entre os que se mudaram durante a pandemia, os principais motivos para essa decisão foram a necessidade de economizar (18,5%) e de começar uma nova fase com o parceiro (16%). Para 14,5% dos entrevistados, a razão da mudança foi para ter mais espaço e conforto. Morar mais perto do trabalho, por outro lado, foi motivo para apenas 3,6% das pessoas que se mudaram.

Os efeitos da pandemia devem continuar se refletindo na relação dos brasileiros com seus lares e alterando os perfis de buscas por moradia. Segundo a pesquisa, caso precisassem se mudar agora, 28,7% das pessoas buscariam um imóvel mais barato, 19,5% escolheriam uma casa maior e 10,2% procurariam casas e bairros mais silenciosos. 

“A pandemia acelerou a mudança na relação das pessoas com suas casas, mas também alterou a direção dessa mudança. Economia e espaço ganharam importância enquanto proximidade com o trabalho e áreas de comércio perderam um pouco de relevância”, diz José Osse, head de comunicação do QuintoAndar. “A pesquisa mostra que essa tendência deve se manter, pelo menos por algum tempo, impactando o tipo de imóvel e as características mais valorizadas por quem procura uma casa para alugar ou comprar.”

“A pesquisa mostra que os efeitos da pandemia na relação das pessoas com suas casas são os mesmos em todas as regiões do país, o que sugere que não são mudanças passageiras e, de uma forma ou de outra, vão continuar influenciando a demanda e, portanto, o mercado imobiliário ainda por um bom tempo”, diz  Julio Calil, Diretor de Contas da Offerwise. 

Detalhes técnicos 

  • Pesquisa aplicada à população geral: homens e mulheres, maiores de 18 anos, residentes de todas as regiões do país, das classes ABC – segundo o critério Brasil (ABEP);
  • Entrevistas conduzidas por meio de painel online de consumidores Offerwise, empresa especializada em soluções em pesquisa de mercado online;
  • Amostra nacional de 1500 pessoas entrevistadas (n);
  • Erro amostral geral de 2,53%;
  • Nível de confiança de 95%.

Sobre o QuintoAndar

O Grupo QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina e oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. A plataforma permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade e o agendamento de visitas e fechamento do aluguel ou da compra online, sem burocracia. Os inquilinos alugam com facilidade, e os compradores têm maior transparência ao longo de toda a transação. Os proprietários estão cobertos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino, e cobre indenizações de até R$ 50 mil por danos causados ao imóvel ao fim do contrato. Para imobiliárias, a empresa oferece um portfólio de serviços com soluções de crédito e financiamento, garantia locatícia e geração de demanda. Atualmente, a companhia tem mais de 165 mil contratos e R$ 90 bilhões em ativos sob administração, com atuação em mais de 75 cidades no Brasil, além da Argentina, Equador, Panamá, Peru e México, por meio das operações do grupo Navent, adquirido em dezembro de 2021.

Para saber mais sobre o QuintoAndar, acesse quintoandar.com.br/imprensa.

chevron_left Voltar para Releases e notícias