Preço do aluguel no Rio bate recorde e cresce 11,8% em um ano

Valor registrado em maio é o mais alto de toda a série histórica do Índice QuintoAndar, iniciada em 2019

Confira levantamento na íntegra aqui

Os preços de aluguel no Rio de Janeiro seguem batendo recordes. Em maio, a alta foi de 1,15% em comparação com abril, atingindo a média de R$ 33,49 por metro quadrado. Os dados são do Índice QuintoAndar, divulgado hoje.

É o maior valor do metro quadrado da série histórica do indicador, iniciada em 2019. É também o nono mês consecutivo de alta, reforçando o cenário de aquecimento do mercado imobiliário na capital. Em 12 meses, o valor médio do metro quadrado subiu 11,78%.

Diferentemente de outros índices do mercado baseados somente no valor do anúncio, o Índice QuintoAndar é pautado nos valores concretos de contratos fechados de aluguel. Isso significa que são consideradas as negociações entre locatário e inquilino, refletindo uma realidade mais assertiva e confiável do cenário residencial.

Segundo o indicador, a capital fluminense mantém o aquecimento do mercado após a alta temporada de procura de aluguéis, comum nos primeiros meses do ano. Em maio, em comparação com abril, houve valorização dos apartamentos de um (2%), dois (1,48%) e três dormitórios (1,68%).

“Os números indicam um crescimento constante e disseminado entre os vários tipos de imóveis na cidade, reforçando a visão de um movimento generalizado de aquecimento no mercado residencial da capital”, destaca Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar.

Nos últimos seis meses, somente a Barra registrou queda do preço do metro quadrado negociado (-4,3%). Os demais 22 bairros analisados tiveram valorização no último semestre. O principal deles é Ipanema, com alta de 30,7% no período. Os bairros do Leblon e da Taquara fecham o top 3, com alta de 18,3% e 13,6%, respectivamente

Confira abaixo a lista dos cinco bairros mais valorizados no Rio nos últimos seis meses:

• Ipanema – 30,7%
  • Leblon – 18,3%
  • Taquara – 13,6%
  • Lagoa – 13,1%
  • Grajaú – 13,1%

Com o mercado aquecido, a diferença entre o preço médio do valor dos anúncios e o dos contratos efetivamente fechados registrou mais uma queda, ficando em -9,78%.

QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina e oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. A plataforma permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade e o agendamento de visitas e fechamento do aluguel ou da compra online, sem burocracia. Os inquilinos alugam com facilidade, e os compradores têm maior transparência ao longo de toda a transação. Os proprietários com imóveis administrados pelo QuintoAndar estão garantidos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino, e garante indenização de até R$ 50 mil por danos causados ao imóvel ao fim do contrato. Para imobiliárias, a empresa oferece um portfólio de serviços com soluções de crédito e financiamento imobiliário, garantia locatícia e geração de demanda. Atualmente, a companhia tem mais de 240 mil contratos e R$ 140 bilhões em ativos sob administração, com atuação em mais de 70 cidades no Brasil, além de Argentina, Equador, Panamá, Peru e México, por meio das operações do Grupo QuintoAndar. Para saber mais sobre o QuintoAndar, acesse nossa Sala de Imprensa.