Preço do aluguel por m² em SP registra maior alta desde março, mostra Índice QuintoAndar

Diferença entre preço de anúncio e contrato em SP em setembro é a maior da série histórica. No RJ, Ipanema lidera a lista de bairros mais caros

O valor médio do m² de aluguel em São Paulo fechou setembro em R$ 35,08, aumento de 0,34% em relação a agosto, maior alta mensal desde março, segundo o Índice QuintoAndar de aluguel, divulgado hoje. O acumulado de 12 meses, porém, ainda indica queda, de 1,52%, na capital paulista, de acordo com dados do indicador, o único do mercado calculado com base nos valores reais de contrato. No Rio de Janeiro, o valor médio do m² de aluguel voltou a subir após três meses de queda. Entre agosto e setembro, a alta foi de 0,82%, para R$ 29,67/m². No acumulado de 12 meses, o indicador aponta elevação de  3,24%.

A diferença entre o valor médio do aluguel por m² em anúncios e o efetivamente usado em contratos se manteve acima de 15% em setembro tanto em São Paulo como no Rio. Na capital paulista, os preços de anúncio se mostraram 15,56% mais altos que os usados em contrato em setembro, a maior distância da série histórica, superando a marca de 14,98% registrada no mês anterior.No Rio, os preços dos anúncios fecharam o mês passado  15,64% acima daqueles nos contratos, uma diminuição na distância registrada em agosto, quando foi de 16,17%.

Dados de São Paulo

O topo da lista dos bairros mais caros de São Paulo permaneceu inalterado em setembro, com a Vila Olímpia se mantendo na liderança, com valor de aluguel médio de R$ 55,2/m² no mês. Real Parque (R$54,2/m²) e Vila Nova Conceição (R$51,5/m²) aparecem na segunda e terceira posições, respectivamente. Todos os três bairros tiveram alta no valor do m² de aluguel entre agosto e setembro (4,1%, 2,8% e 4,2%, respectivamente)

Os imóveis de até 1 dormitório tiveram aumento no preço do metro quadrado de 1,08% entre agosto e setembro, sendo a maior alta desde março. No mesmo período, houve leve aumento de 0,13% nos imóveis de dois quartos e queda de 0,11% nos imóveis de 3 quartos.

Dados do Rio de Janeiro

No Rio, a liderança da lista dos bairros com valores mais altos para o m² de aluguel também permaneceu estável. Ipanema (R$50,6/m²) manteve a posição de bairro mais caro da cidade, seguido por Leblon (R$47,6/m²) e Jardim Oceânico (R$42,1/m²).

Na cidade, os imóveis de um quarto ficaram mais caros, com aumento de 1,15% no m² médio de aluguel entre agosto e setembro. Já as unidades de dois e três quartos também subiram na comparação mensal, de 0,29% e 1,64% – a maior alta desde dezembro de 2020, respectivamente.

Índice QuintoAndar
O Índice QuintoAndar de Preços de Aluguel Residencial, inaugurado em novembro de 2020, traz mensalmente o levantamento de preços de aluguel residencial, estratificado por regiões e número de dormitórios dos imóveis. Diferentemente de outros índices do mercado, baseados somente no valor do anúncio sem considerar eventuais negociações entre locatário e inquilino, o Índice QuintoAndar é pautado nos valores concretos de contratos fechados de aluguel, refletindo uma realidade mais assertiva e confiável do cenário residencial.