Preço do aluguel por m² se estabiliza em SP e tem leve queda no RJ

Vila Olímpia e Ipanema continuam sendo os bairro com maior custo por metro quadrado em SP e RJ

Confira levantamento na íntegra aqui

O Índice QuintoAndar, que acompanha dados efetivamente usados em contratos de aluguel residencial de SP e RJ, registrou que o valor médio do m² nos contratos fechados em São Paulo em agosto subiu 0,03% ante julho de 2021, chegando ao valor de R$34,96/m². No Rio de Janeiro houve queda pelo terceiro mês consecutivo, de 0,24%, chegando a R$29,43/m². O acumulado do ano ainda é positivo em 1,13%. No acumulado de 12 meses, o indicador continua em queda de 3,35% em SP, sendo o 5º mês em que o acumulado na capital paulista fica cada vez menos negativo e sinaliza aumento de 4,32% no RJ, mantendo a retomada na capital fluminense.

Em agosto, a diferença entre preço médio do m² para aluguel em anúncios e contratos fechados se manteve próximo dos 15%, mostra o Índice QuintoAndar. No Rio de Janeiro, a diferença é um pouco menor do que no mês anterior, com o valor de 16,17%. Em São Paulo, a diferença é a maior da série histórica, em 14,98%.

Dados de São Paulo

A liderança da lista dos bairros mais caros de São Paulo mudou pouco em agosto. Na capital paulista, Vila Olímpia (R$53/m²) ainda ocupa o primeiro lugar no metro quadrado mais caro, seguido de Real Parque (R$52,7/m²) e Vila Nova Conceição (R$49,4/m²). Já os bairros que mais valorizaram nos últimos seis meses foi o Jaguaré, seguido por Sacomã e Vl. Leopoldina e as maiores quedas nesse intervalo foram Liberdade, Chácara Inglesa e Vl. Formosa.

Os imóveis de até 1 dormitório tiveram um aumento no preço do metro quadrado de 0,98% em agosto, ante julho. No mesmo período, houve uma queda de 0.68% nos imóveis de dois quartos e aumento de 0,18% nos imóveis de 3 quartos.

Dados do Rio de Janeiro

Já no Rio, Ipanema (R$48,3/m²) mantém a posição do mês anterior e continua como o bairro mais caro da cidade, seguido por Leblon (R$46,4/m²) e Jardim Oceânico (R$40,0/m²) com o maior custo por metro quadrado. Os bairros que mais se valorizaram foram Jardim Ocaânico, Lagoa e Recreio e os que seguem em desvalorização é Botafogo, Grajaú e Vl. Isabel.

Em relação ao tamanho, o preço do aluguel por metro quadrado dos imóveis de um quarto

leve queda no preço do metro quadrado de 1,42% em agosto, comparado com julho. Os dois quartos tiveram leve aumento de 0,33%. Já os imóveis de três dormitórios registraram um leve aumento de 0,27%.