Preço médio na compra e venda de imóveis em BH tem crescimento de 5,36%, revela Casa Mineira por QuintoAndar

Alta se dá na comparação com o último trimestre de 2021; Relatório QuintoAndar de Compra e Venda aponta que zonas Norte, Leste e Nordeste tiveram as maiores altas na região

Confira o levantamento na íntegra aqui.

O Relatório de Compra e Venda, produzido trimestralmente pela Casa Mineira Por QuintoAndar, revela que Belo Horizonte fechou o primeiro trimestre do ano com alta tanto nos valores anunciados de imóveis como nos contratados. O crescimento no preço/m2 mediano foi de 5,36% em comparação com o último trimestre de 2021 e de 0,06% em comparação com o primeiro trimestre de 2021 – atingindo a média de R$ 4.842 por metro quadrado. Em relação aos anúncios de imóveis, a variação sofreu alta de 3,45% e registrou o valor médio de R$ 5.000 por metro quadrado.

As zonas Norte, Leste e Nordeste tiveram as maiores altas. A região da Pampulha apresentou uma alta de 1,2%. Já a região Centro-Sul registrou alta de 5,6% em relação ao último trimestre de 2021, mas continua abaixo do nível registrado no início do ano passado. Já a região Oeste teve alta de 2,68% em relação ao último trimestre, mas também está abaixo do nível observado no início de 2021 (1,37%).

A despeito do aumento da Selic, a rentabilidade potencial dos imóveis continua em níveis robustos e se apresenta como um investimento seguro.

Além disso, o estudo mostra que, em janeiro de 2022, a média de desconto dado em contratos fechados foi de 3,8% – uma variação de 0,6 ponto porcentual em relação ao trimestre anterior. Essa medida reflete o aquecimento do mercado a partir da negociação entre proprietários e compradores.

Rentabilidade e liquidez na cidade

No que diz respeito à rentabilidade de imóveis, o Relatório QuintoAndar mostra que, em Belo Horizonte, a média é de 5,07% a.a com o aluguel de apartamentos vendidos. “Como somos o maior player de aluguel do mercado, conseguimos estimar o valor tanto de imóveis desocupados quanto dos alugados, a partir de inteligência artificial com a nossa calculadora QuintoAndar – que está disponível para o uso de todos. Nesse cálculo, são levados em consideração diversos fatores, como o número de dormitórios, vagas de garagem, localização e as condições de conservação do imóvel. Esses são alguns dos aspectos que nos permitem ter uma análise acurada do mercado de imóveis”, conta Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar.

Ao analisar a variação de rentabilidade de acordo com o número de quartos, o levantamento indica que os locais com um dormitório foram os que apresentaram maior rentabilidade (6,5% a.a.), seguidos por imóveis de dois (5,07% a.a) e três dormitórios (5% a.a).

A nova edição do relatório elenca ainda quais são os bairros da cidade que possuem maior liquidez – ou seja, a maior velocidade na venda dos imóveis anunciados.  Na capital mineira, os bairros que demandam menor tempo são Castelo, Buritis, Funcionários, Cidade Nova e Sagrada Família. Em contrapartida, Santo Antônio, Serra, Sion e Gutierrez são as vizinhanças em que as vendas demoram períodos mais longos para serem concretizadas.

Além disso, o conteúdo aponta que os 10 bairros mais procurados pelos moradores da cidade na hora de comprar um imóvel são: Carlos Prates, Prado, Calafate, Centro, Havaí, Lagoinha, Buritis, Cruzeiro, Santo Antônio e Sion.

Panorama do mercado

O mercado imobiliário teve uma performance bastante positiva nos anos de 2020 e 2021. A combinação de juros baixos e novas linhas de crédito habitacional fomentou um dos melhores anos do mercado imobiliário em anos recentes.

Em 2022, há vários desafios. A crise hídrica brasileira, a eclosão da Guerra na Ucrânia e os desajustes econômicos herdados da crise sanitária propiciaram o retorno da inflação. O IPCA registrou uma variação recorde, chegando a 11,30% em 12 meses, o maior valor registrado nos últimos 20 anos. O mercado global vive um aperto monetário, com aumento nos juros para combater a aceleração da inflação. A previsão é de crescimento mais lento.

A despeito do aumento da Selic, o impacto no crédito habitacional ainda não foi integral. O período de juros baixos foi uma exceção já que o mercado imobiliário brasileiro está habituado a operar com taxas de juros elevadas. Além disso, o mercado de trabalho tem registrado uma recuperação. Apesar de ainda alta, a taxa de desemprego está em queda.

Dadas essas condições e com base nos dados do Relatório do QuintoAndar, é possível perceber que o mercado de venda está menos otimista, mas continua registrando números positivos.

Sobre a Casa Mineira Por QuintoAndar

A Casa Mineira Por QuintoAndar é a maior e mais tradicional imobiliária de Belo Horizonte (MG), com 38 anos de história e forte atuação no mercado de compra e venda de imóveis residenciais. A companhia é referência para o mercado imobiliário brasileiro em qualidade de atendimento e satisfação, resultado de seu processo humanizado e de total atenção aos clientes. A empresa também opera o Portal Casa Mineira, plataforma de classificados que abrange mais de três mil imobiliárias de todo o país e tem mais de dois milhões de imóveis anunciados. Em março de 2021, a Casa Mineira ganhou ainda mais relevância ao se juntar ao QuintoAndar, maior plataforma de moradia do país. Juntas, as companhias anunciaram nova marca, A Casa Mineira Por QuintoAndar e aliam tecnologia, dados, conhecimento de mercado e apoio a clientes para levar a melhor experiência para quem quer alugar, comprar ou vender um imóvel residencial.

Para mais informações sobre a Casa Mineira acesse: https://www.casamineira.com.br/

O QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina e oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. A plataforma permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade e o agendamento de visitas e fechamento do aluguel ou da compra online, sem burocracia. Os inquilinos alugam com facilidade, e os compradores têm maior transparência ao longo de toda a transação. Os proprietários com imóveis administrados pelo QuintoAndar estão garantidos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino, e garante indenização de até R$ 50 mil por danos causados ao imóvel ao fim do contrato. Para imobiliárias, a empresa oferece um portfólio de serviços com soluções de crédito e financiamento imobiliário, garantia locatícia e geração de demanda. Atualmente, a companhia tem mais de 265 mil contratos e R$ 155 bilhões em ativos sob administração, com atuação em mais de 75 cidades no Brasil, além de Argentina, Equador, Panamá, Peru e México, por meio das operações do Grupo QuintoAndar. Para saber mais sobre o QuintoAndar, acesse nossa Sala de Imprensa.