QuintoAndar renova parceria com a Unicamp e oferece 10 bolsas de estudos para mestrado e doutorado

O programa tem como objetivo incentivar estudantes a desenvolver suas pesquisas com estabilidade e reter mulheres pesquisadoras.

O QuintoAndar, maior plataforma de moradia da América Latina, oferece 10 bolsas de estudo para mestrandos e doutorandos da Unicamp, sendo cinco delas afirmativas para mulheres, como incentivo a pesquisadores e a profissionais no mercado de tecnologia na intenção de fomentar conhecimentos que impactem de forma significativa a sociedade. Esta é a quarta edição consecutiva do programa do QuintoAndar, em parceria com a instituição de ensino.

“O QuintoAndar é uma empresa brasileira de tecnologia que lançou mão da inovação para melhorar a experiência das pessoas que estão procurando uma nova casa, e temos muito orgulho em apoiar e incentivar alunos de pós-graduação que buscam produzir conhecimento científico que pode impactar positivamente a vida dos brasileiros. Além disso, estamos muito felizes em incentivar a formação de profissionais diversos para o setor de TI e atrair talentos dentro dessa pluralidade ajuda as organizações a se manterem inovadoras e competitivas”, diz André Penha, co-fundador e CTO da plataforma.

Das 10 bolsas disponíveis, cinco  delas foram afirmativas, destinadas à equidade de gênero no ambiente de tecnologia. No QuintoAndar, a diversidade de gênero é um valor muito importante, inclusive, o time de tecnologia, composto pelas áreas de dados, produto, engenharia e design, conta hoje com 35% de profissionais mulheres.

“Sabemos que a presença feminina na tecnologia tem aumentado nos últimos cinco anos, mas de acordo com dados do Caged de 2021, elas ainda somam apenas 20% dos profissionais da área. Por isso, neste ano, de forma intencional, destinamos metade das vagas ofertadas a pesquisadoras mulheres”, complementou Penha.

A parceria do QuintoAndar com a Unicamp para o oferecimento de bolsas acontece desde 2019, e visa a promover também a estabilidade para que os alunos possam se dedicar inteiramente aos estudos.

“A vida da pós-graduação leva às alunas com formação de graduação, que já são poucas, a abrir mão dos bons salários oferecidos pelo mercado aquecido de TI em troca de uma formação mais aprofundada. As bolsas de pesquisa, atualmente escassas, exercem um papel fundamental neste processo e oferecem a oportunidade de que as alunas se mantenham dedicadas à pesquisa científica. Quando essas bolsas vêm de empresas como o QuintoAndar, existe ainda a mensagem de que o mercado se importa com a pesquisa de ponta e a inclusão.” conta da Dra. Esther Luna Colombini, professora de Robótica e Inteligência Artificial no Instituto de Computação Da Unicamp.

O processo seletivo aconteceu na primeira quinzena de fevereiro, voltado para os alunos do segundo ano dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação da Unicamp. Cada bolsista receberá ajuda de custo mensal de R$3.500,00, valor competitivo em comparação à bolsa cedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que é de R$1.500,00. O incentivo à presença de mulheres na pós-graduação ajudará a aumentar a representatividade feminina e a elevar o nível dos cargos que elas podem vir a ocupar em decorrência da alta capacitação adquirida.