Recreio é o bairro do Rio de Janeiro com os imóveis com maior liquidez, mostra levantamento do QuintoAndar

Velocidade das negociações de unidades residenciais está 11% maior na capital fluminense do que no segundo semestre de 2020

Levantamento do QuintoAndar, maior plataforma digital de moradia da América Latina, mostrou que os bairros onde os imóveis são alugados mais rápidos no Rio de Janeiro estão na Zona Oeste e Norte da cidade. Segundo o levantamento, Recreio, Jacarépaguá, Freguesia, Pechincha e Irajá possuem os imóveis mais líquidos da região.

No Rio de Janeiro, as negociações estão 11% mais rápidas no primeiro semestre deste ano do que estavam nos seis últimos meses de 2020. Isso significa que as negociações da primeira metade de 2021 foram concluídas num prazo seis dias menor do que a média registrada no semestre imediatamente anterior.

A capital fluminense já recuperou a velocidade nas negociações registrada no período anterior à pandemia. Em comparação com o segundo semestre de 2019, as negociações já estão 10% mais rápidas. A recuperação está em linha com o ritmo de reaquecimento da economia, identificado por indicadores oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apenas as unidades de um quarto ainda não recuperaram o mesmo nível de antes da pandemia.  Isso vai ao encontro da tendência das buscas de usuários na plataforma, que indica maior procura por unidades maiores e diminuição na demanda por imóveis menores.

“Desde o início da pandemia, observamos crescimento nas buscas por imóveis mais afastados do centro”, conta José Osse, Head de Comunicação do QuintoAndar. “Essa é mais uma evidência desse comportamento, causado em parte pela necessidade das pessoas de economizarem e pelo interesse em imóveis maiores, dados os efeitos da pandemia e do home office adotado por várias emrpresas”.