chevron_left Voltar para Releases e notícias
Reforma é decisiva na hora de renovar aluguel para mais de um terço dos inquilinos, mostra pesquisa do QuintoAndar

Levantamento indica que 32% dos locatários realizaram algum tipo de obra nos imóveis que moram durante a pandemia

Um em cada três inquilinos brasileiros reformou o imóvel em que moram durante a pandemia, segundo pesquisa inédita do QuintoAndar, maior plataforma de moradia da América Latina. O levantamento mostra também que reforma no imóvel é fator decisivo no momento de renovação do contrato de aluguel para um terço dos locatários.

A pesquisa do QuintoAndar, realizada com mais de 1400 usuários da plataforma, entre inquilinos e proprietários, mostrou que o principal motivo para as reformas durante a pandemia foi a necessidade de manutenção nos imóveis. Na sequência, aparecem empatadas as reformas para tornar o imóvel mais prático ou deixá-lo ‘com a cara’ do morador. 

Mais da metade dessas obras (56%) durou apenas alguns dias, enquanto 18% se esticaram de uma semana a um mês. O cômodo que mais foi alvo de reformas foi a cozinha, seguida de banheiro e quartos.

O levantamento mostra o quanto as reformas são importantes para os moradores e, em igual medida, para a estabilidade da renda dos proprietários. Para 36,5% dos inquilinos, uma reforma no imóvel é decisiva na hora de decidir sobre a renovação do contrato de aluguel. A maioria deles, 77%, diz que essas intervenções os fazem querer ficar mais tempo no imóvel. Para 40%, uma reforma os faz considerar manter o aluguel por tempo indeterminado.

Apesar disso, a maioria dos proprietários (60%) diz que só permitiriam reformas em seus imóveis em casos de urgência ou imprevistos, sendo que 46% não permitiriam obras mesmo que o inquilino se proponha a pagar integralmente por elas. Dos proprietários que pensam em permitir reformas em seus imóveis, 32% concordariam em arcar com o custo total.

Ainda assim, a maioria dos inquilinos (70%) diz planejar alguma reforma no imóvel que moram em algum momento no futuro. Um terço dessas obras, porém, seria apenas para mudar detalhes da casa ou apartamento, e seriam feitas pelos próprios moradores. 

A pesquisa foi realizada em julho de 2021 com 732 proprietários e 752 inquilinos usuários da plataforma do QuintoAndar, via questionário online. Para mais detalhes sobre os resultados do levantamento, clique aqui.

Sobre o QuintoAndar

O Grupo QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina e oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. A plataforma permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade e o agendamento de visitas e fechamento do aluguel ou da compra online, sem burocracia. Os inquilinos alugam com facilidade, e os compradores têm maior transparência ao longo de toda a transação. Os proprietários estão cobertos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino, e cobre indenizações de até R$ 50 mil por danos causados ao imóvel ao fim do contrato. Para imobiliárias, a empresa oferece um portfólio de serviços com soluções de crédito e financiamento, garantia locatícia e geração de demanda. Atualmente, a companhia tem mais de 165 mil contratos e R$ 90 bilhões em ativos sob administração, com atuação em mais de 75 cidades no Brasil, além da Argentina, Equador, Panamá, Peru e México, por meio das operações do grupo Navent, adquirido em dezembro de 2021.

Para saber mais sobre o QuintoAndar, acesse quintoandar.com.br/imprensa.

chevron_left Voltar para Releases e notícias