Valor do condomínio e IPTU podem superar 50% do preço do aluguel em BH, mostra levantamento inédito do QuintoAndar

Zonas Sul e Centro da capital concentram bairros em que taxa condominial e IPTU superam gasto com locação do imóvel; média na cidade é de 34%

Bairros da Zona Sul e Centro de Belo Horizonte são os que concentram os maiores valores de condomínio e IPTU na cidade em comparação com o preço do aluguel, mostra levantamento inédito do QuintoAndar.  Em média, os moradores da capital gaúcha gastam com condomínio e IPTU valor equivalente a 34% do aluguel que pagam.

O bairro de Lourdes é o que apresenta maior custo relativo da cidade, onde condomínio e IPTU equivalem em média a 51% do preço do aluguel. Centro, Savassi e Sion aparecem na sequência, todos com taxas superiores a 43%. Já os bairros com menor custo relativo são  Santa Amélia, Santa Mônica, Sagrada Família, Castelo e Santa Efigênia.

Apesar dos preços de locação de imóveis ainda estarem se recuperando das perdas mais drásticas provocadas pelo impacto da pandemia de Covid-19 na economia, como indicado pelo Índice QuintoAndar, os custos total de taxas como condomínio e IPTU são um desafio financeiro na hora de alugar um imóvel.

Os principais fatores que influem nos valores de aluguel e de condomínio são diferentes. No caso do preço do aluguel, procura e demanda são os principais influenciadores, seguidos por características do imóvel e seu estado de conservação. No caso das taxas condominiais, o que influi mais são os gastos com funcionários, manutenção e conservação de áreas comuns, como elevadores, áreas de circulação, piscina e espaço gourmet.